![]() |
http://www.feiradolivroribeirao.com.br/2012/index.pht
12ª FNLRP / 24 de maio a 3 de junho de 2012
Criada em fevereiro de 2004, a Fundação Feira do Livro é uma entidade sem fins lucrativos, constituída utilidade pública municipal e estadual. A Fundação tem por principal finalidade a promoção da cultura, da educação, da difusão do livro e da leitura e, prioritariamente, a formação de leitores.
Esse objetivo se realiza através de projetos, ações, campanhas e estudos relativos à leitura e à formação desses novos leitores.
A Fundação também estimula e monitora a atuação legislativa referente às políticas públicas de cultura. Uma das prioridades é colaborar com entidades públicas e privadas em tudo que possa ser de interesse público relacionado ao livro, à leitura e à promoção do patrimônio histórico.
A Fundação promove, anualmente, junto com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, uma das quatro mais importantes do Brasil e uma das maiores a céu aberto do mundo. A Feira é realizada nas praças centrais da cidade e espaços culturais ao seu redor, somando mais de 16 mil m2.
A Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é um evento de reconhecimento nacional e internacional que já faz parte do calendário da cidade e da região. Muito mais que uma grandiosa oportunidade de venda de livros no interior de São Paulo, o evento impulsiona a economia da cidade e da região com a movimentação do comércio, dos prestadores de serviços, hotéis, bares, restaurantes e shoppings centers.
É um evento que projeta a cidade nacionalmente com a realização de mais de 600 atrações culturais gratuitas para todas as idades.
A 11ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto alcançou o recorde de público de 523.100 pessoas. É este público que fortalece as ações da Fundação Feira do Livro que já prepara a próxima edição do evento.
Buscando a democratização da cultura, a Fundação realizou, pelo segundo ano consecutivo, uma enquete em seu site para escolher os homenageados da próxima edição.Após uma semana de votação e mais de 1600 acessos, foram escolhidos o país, o estado, o autor, o autor local e o autor infanto-juvenil que serão inspiração para a programação da 12ª Feira Nacional do Livro.