Quem sou eu

Minha foto
RIBEIRÃO PRETO, SP, Brazil
O grande mestre não ensina Amplia os horizontes dos seus alunos Num aprendizado constante Nildo Lage

Previsão e medida de chuva em milímetros confundem agricultores





Artigos
Mai/2010

Previsão e medida de chuva em milímetros confundem agricultores
Antônio Carlos Sardenberg de Barros*
                                  
Infelizmente o agricultor comum, de instrução limitada, não se beneficia das informações meteorológicas, porque a parte que mais lhe interessa, a previsão e medida de chuva, é apresentada em milímetro (mm), o que ele tem dificuldade de interpretar. Assim como não se interessa em usar o pluviômetro, porque sua escala de medida de chuva também é em milímetro (mm).

Procurando sanar essa dificuldade de comunicação, cheguei a uma observação simples e direta, que qualquer agricultor, ao conhecer, imediatamente passa a entender a previsão e a medida de chuva em milímetro (mm). Essa observação é: Cada milímetro de chuva fornece um litro de água por metro quadrado. Ao ver o milímetro de chuva ser transformado em litro de água por metro quadrado, duas medidas de seu pleno conhecimento e domínio, as dúvidas se esclarecem, e o agricultor passa a conhecer o volume de água que cai do céu em sua propriedade.

Exemplificando: para um hectare (1 ha), cuja área é de dez mil metros quadrados (10.000 m2), apenas um milímetro (1mm) de chuva fornece um litro de água (1 l.) multiplicado por dez mil metros quadrados (10.000 m2) (1 l. x 10.000 m2), o que é igual a 10 mil litros de água por hectare (10.000l / ha). Ocorrendo uma chuva média em 24 horas de 30 milímetros (30mm), ela fornece 30 litros de água (30 l) multiplicados pela área do hectare, que é de 10 mil metros quadrados (10.000m2) (30 l x 10.000m2), o que totaliza trezentos mil litros de água (300.000 l) por hectare.

A observação Cada milímetro de chuva fornece um litro de água por metro quadrado pode ser divulgada sem modificar em nada as atuais informações meteorológicas, sendo apenas acrescentada, algumas vezes, após a medida da chuva em milímetro (mm).

Para esclarecer essa observação, costumo demonstrar, para o agricultor, que, assim como o hectare (ha) que ele em geral conhece bem, significa 100 metros de comprimento multiplicados por 100 metros de largura, resultando na área de 10 mil metros quadrados (10.000m2), o metro quadrado (m2) é igual a um metro de comprimento, dividido em 100 centímetros, multiplicado por um metro de largura, também dividido em 100 centímetros, o que resulta na área de 10 mil centímetros quadrados (10.000 cm2).

Para se calcular o volume de um milímetro de chuva por metro quadrado que contém 10 mil centímetros quadrados (10.000 cm2), deve-se multiplicar essa área de 10.000 cm2 pela altura da chuva, que é de um milímetro, que deve ser transformado em centímetro, porque não se pode multiplicar centímetro por milímetro.

Como o centímetro é a soma de 10 milímetros, um milímetro é igual a um centímetro dividido por 10, que é igual a 0,1 centímetro (0,1cm). O volume de chuva de um milímetro por metro quadrado é, portanto, 10 mil centímetros quadrados multiplicados por 0,1 centímetro (10.000 cm2 x 0,1 cm = 1.000 cm3), que é igual 1.000 centímetros cúbicos (1.000 cm3) ou 1.000 mililitros (1.000 ml) ou um litro por metro quadrado.

Como é desejável o uso do pluviômetro, também testei a medida da chuva no pluviômetro comumente encontrado no comércio especializado em agricultura, que mede a chuva em milímetros por metro quadrado e possui uma boca de recepção de chuva de 15 centímetros quadrados, (5cm x 3 cm = 15 cm2) e custa em torno de R$ 9.

Quando a escala do pluviômetro mede 20 milímetros (20 mm) por metro quadrado, ele já recebeu 30 mililitros (30 ml) de chuva pela sua boca de recepção de 15 centímetros quadrados (15 cm2), o que pode ser medido na proveta.reaes.org.br. Dividindo-se 30 mililitros (30ml) de chuva por 15 centímetros quadrados (15cm2) da boca de recepção, obtêm-se dois mililitros (2ml) de chuva por centímetro quadrado (cm2).

Como um centímetro quadrado recebeu dois mililitros (2 ml) de chuva, 10 mil centímetros quadrados, (10.000 cm2), que são a área do metro quadrado, recebem 20 mil mililitros (20.000 ml), ou 20 litros de água por metro quadrado. Como a medida foi tomada na escala no nível de 20 milímetros (20 mm) por metro quadrado, conclui-se que cada milímetro de chuva forneceu um litro de água por metro quadrado.

Quando a escala do pluviômetro mede 50 milímetros (50 mm), ele já recebeu 75 mililitros (75 ml) de chuva pela sua boca de recepção de 15 centímetros quadrados (15 cm2) de abertura, o que pode ser comprovado na proveta. Dividindo-se 75 mililitros (75 ml) de chuva por 15 centímetros quadrados (15 cm2) da boca de recepção, obtêm-se cinco mililitros (5 ml) de chuva por centímetro quadrado.

Como um centímetro quadrado recebeu cinco mililitros (5 ml) de chuva, 10 mil centímetros quadrados (10.000 cm2), que são a área do metro quadrado, recebem 50 mil mililitros (50.000 ml) por metro quadrado, ou 50 litros por metro quadrado. Como a medida foi tomada na escala no nível de cinqüenta milímetros (50mm) por metro quadrado, conclui-se que cada milímetro de chuva forneceu um litro de água por metro quadrado.

A previsão de chuva geralmente é feita para o período de 24 horas e também as chuvas não são despejadas de uma só vez, geralmente demoram algumas horas. A medida da chuva deve ser feita no dia seguinte pela manhã, para evitar evaporação de água do pluviômetro durante o dia, e deve-se procurar manter sempre a mesma hora, com pouca variação, para se ter o período mais próximo de 24 quatro horas.

Quando a chuva é torrencial durante muitas horas, muito acima do normal, deve-se medi-la duas a três vezes por dia, porque esse tipo de pluviômetro mais simples somente mede até130 milímetros (130mm).

A previsão de chuvas é feita para áreas muito grandes, às vezes cobrindo vários estados do País. Para ter segurança na medida da chuva que cai na sua propriedade, o produtor rural deve se equipar de um pluviômetro, que pode ser adquirido por preço em torno de R$ 9, e sua instalação pode ser feita pelo próprio agricultor, em menos de uma hora.

O trabalho de leitura dos milímetros de chuva é feito diretamente no pluviômetro, e o seu esvaziamento para receber a próxima chuva torna-se um lazer para o agricultor, por ter conhecimento de que cada milímetro lido corresponde a um litro de água por metro quadrado, e, o prazer de saber mais que aumenta a autoconfiança e o seu respeito na comunidade.

Nota-se que o agricultor que passa a conhecer com segurança a quantidade de chuva que cai na sua propriedade faz a irrigação mais racional e com economia, e melhora as instalações e atividades de conservação da água e do solo.

O agricultor comum e de instrução limitada não pode continuar sofrendo discriminação por não entender a previsão e a medida da chuva em milímetro; para que possa entendê-las, basta que se acrescente, oportunamente, a observação: cada milímetro de chuva fornece um litro de água por metro quadrado.

*Antônio Carlos Sardenberg de Barros é engenheiro agrônomo.

Postagens populares