Quem sou eu

Minha foto
RIBEIRÃO PRETO, SP, Brazil
O grande mestre não ensina Amplia os horizontes dos seus alunos Num aprendizado constante Nildo Lage

Estruturas e Formas do Planeta Terra


 Os Movimentos e o Tempo na Transformação
das Estruturas da Terra
O planeta Terra é formado por três esferas: a Litosfera, que é o conjunto de tudo que é sólido no Planeta, a Hidrosfera e o conjunto das águas e a Atmosfera é o conjunto dos gases que existem no Planeta Terra. Juntas formam a Biosfera, um termo que foi introduzido pelo geólogo austríaco Eduard Suess em 1875. A Biosfera é o conjunto dos seres vivos e seus habitats na Terra.
LITOSFERA: É a camada sólida da Terra, formada por rochas ígneas, sedimentares e metamórficas e ela cobre toda a superfície terrestre, desde montanhas, continente e as profundezas dos mares e oceanos.
HIDROSFERA: é todas as águas do planeta, os quais formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra.














ATMOSFERA: é uma das esferas que compõe a Biosfera, onde surge, mantém e se desenvolve a vida. A Atmosfera é uma camada que envolve um corpo celeste, pode ser propicia a vida ou não, dependerá dos gases que é formada. No nosso caso, a Terra, a Atmosfera ajuda no surgimento e desenvolvimento da vida.
1)-Composição das Esferas que compõem o Planeta Terra:
a)-Litosfera: materiais pesados como; ferro, silício, magnésio e outros.
b)-Hidrosfera: Composta por Água. Compreende todos os rios, lagos, lagoas, mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo e vapor de água.
c)-Atmosfera: Composta por gases diversos e é dividida em camadas, a TROPOSFERA que é a mais baixa, a ESTRATOSFERA que é intermediária e a IONOSFERA. Os gases predominantes são: Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%) e outros gases (1%).

2)-Movimentos de cada uma das esferas:

a)-Litosfera: Como a litosfera não é uma massa uniforme, unida, ela é composta por placas, chamadas de placas tectônicas e estas se movimentam com certa liberdade e os motivos estão relacionados ao conteúdo abaixo delas que é pastoso e dinâmico. O movimento das placas tectônicas são denominados de Tectônica de Placas.

b)-Hidrosfera: Os movimentos são vários, a água é uma substância líquida e portanto muito maleável, o movimentos da litosfera pode causar os tsunamis, o vento aumenta as ondas e causa tempestades e estas enchentes, e temos o ciclo da água: evaporação, condensação e precipitação, entre outros.

c)-Atmosfera: Esta se movimenta conforme a ação do sol, das temperaturas, a força de atração da terra, com o resfriamento de certa camada há pressão formando os ventos, as massas de ar, a rotação da terra também influencia, por ser a menos densa é a que mais se movimenta, a Litosfera é a que menos se move.

3)- Alterações das esferas:

a)-Litosfera: Esta vem se alterando desde a formação da Terra, em processo muito lento mas constante. O resfriamento do Planeta foi moldando a litosfera, depois seu reaquecimento e as eras glaciais, além do movimento chamado Tectônica de Placas, este movimento pode causar dobramentos formando montanhas e cordilheiras, os terremotos e o vulcanismo, inclusive no fundo dos oceanos, além da ações intempéricas, erodindo os morros, montanhas, formando bacias sedimentares. No intemperismo estão as ações do sol, da chuva, dos ventos, do gelo e degelo. A Ação do homem também altera muito o relevo, mas as maiores são de origem natural, geológica.
b)-Hidrosfera: São alterados alguns volumes, como a quantidade de água gasosa, de gelo, aumento dos oceanos, alagamentos, enchentes, estão relacionados ao movimento, mas a estrutura em si, do componente da água cuja fórmula é H²O. A visão em si também pode mudar, dependendo do dia, das condições atmosféricas a visão das águas superficiais pode variar.
c)-Atmosfera: As alterações na atmosfera são muitas, as maiores relacionadas ao clima, poluição, ao estado climático do momento.

As alterações das esferas estão ligadas entre si, são fatores co-relacionados, e em qualquer delas que houver uma alteração se refletirá sobre a Biosfera, em nós também.

4)-Transferência de matérias entre as esferas: Um caso clássico de transferência de materiais de uma esfera para outra é quando a água em estado líquido e aquecida a 100 graus passa para o estado gasoso, passando, assim a fazer parte integrante da atmosfera. Há também o inverso, na água há oxigênio que é um componente da atmosfera, o movimento das águas causa a capitação de oxigênio. Por outro lado temos as infiltrações de água no solo, deixando a terra úmida, a poeira, micro partículas da litosfera, na atmosfera e nas águas barrentas. Estão o tempo todo em interação.
5)-As três esferas e os seres humanos: Os seres humanos só estão na face da terra devido os recursos favoráveis em cada uma delas e também pela interação constante entre as mesmas. Se formos fazer uma análise minuciosa, cada uma delas vai parecer a mais importante. A litosfera nos dá o abrigo, é em cima dela que caminhamos e descansamos, ela nos dá o alimento para o nosso desenvolvimento mas se não houvesse a atmosfera para filtras os raios solares nenhum vegetal teria em cima da litosfera, por outro lado sem a participação da hidrosfera estes vegetais não cresceria e não frutificariam, para caminhar sobre a litosfera necessitamos de ar, de temperaturas adequadas, de umidade no ar e fontes para matar a nossa sede, em nosso abrigo para descanso, repouso é a mesma coisa, precisamos de um ar limpo, rico em oxigênio, temperaturas ambiente adequada, de novo estamos usando os recursos das três esferas, por isso o local onde vivemos é chamado de Biosfera, ou Esfera da Vida, é a união da Litosfera, Hidrosfera e Atmosfera.

6)-Que contribuição estamos dando na manutenção da Esfera da Vida (Biosfera)? São 7 bilhões de seres humanos sobre a litosfera, segundo algumas estimativas, todos se apropriando dos recursos naturais que o Planeta nos disponibiliza. Esta apropriação infelizmente é feita de uma forma muito irregular, uns pegam o que querem outros não tem acesso quase que nem o mínimo. Um exemplo é a questão da água, são mais de um bilhão de pessoas no mundo que não tem acesso regular à água e outras gastam a vontade. Um americano gasto em torno de 400 litros de água diários enquanto um queniano sobrevive com 5 litros para todas as suas necessidades, muitos de nós somente numa descarga do vazo sanitário é muito mais que isso.
Quando se cobra economia de água as pessoas não gostam, acham que tem água sobrando, tem sim, mas não própria para o consumo, de toda á água existente praticamente não chega a 1% de água disponível para ser consumida por nós e por todos os seres vivos. Se não bastasse a ínfima quantidade ainda contaminamos muito a água, sorte que ela é muito dinâmica, se recupera no seu ciclo, mas nem toda ela é recuperada e é preciso tomarmos cuidado para que as futuras gerações não sofram ainda mais.

Na Litosfera o homem escava, ocupa espaços, destrói até montanhas na extração de minérios, inunda grandes áreas, derruba o manto vegetal que protege a terra das erosões, faz queimadas exterminando milhares de espécies vegetais e animais e isto tudo atinge também a Atmosfera pelas fumaças de queimadas e outros gases venenosos que são lançados diariamente pelas indústrias. Muitas indústrias agridem as três esferas ao mesmo tempo, contamina os solos, a água e a atmosfera. O Homem está destruindo a sua própria morada. Um fato irônico, quem mais se apropria dos recur5sos naturais são os que mais destroem, os que mais agridem, que mais poluem.

Postagens populares